Bem-estar Psicológico e Emocional

Cuidar do nosso bem-estar psicológico e emocional evita o desencadeamento de doenças e/ou perturbações, como a depressão e a ansiedade.

O lazer, para além de ser uma oportunidade para desenvolver habilidades, enfrentar desafios e encontrar novos estímulos, promove a saúde mental, uma vez que a prática de atividades prazerosas aumenta a sensação de bem-estar e de felicidade. Assim, para cuidares da tua saúde física e mental, deves planear algum tempo de qualidade para fazeres o que realmente gostas.

Dica: faz um calendário semanal com as atividades que gostavas de desenvolver nos tempos livres ou utiliza a agenda do teu telemóvel para isso.

O que posso fazer para
me sentir bem?


1. Dedica algum tempo do teu dia para a prática de exercício físico (corrida, dança, natação, entre outros). Podes consultar na internet vídeos de personal trainers, instalar no teu telemóvel alguma aplicação desportiva ou, em vez disso, podes equipar-te e fazer uma corrida, passeio ou caminhada ao ar livre.

2. Inclui na tua rotina práticas simples, mas que ajudam a elevar positivamente o teu estado mental, tais como ler e ouvir música. Se gostares de ler dirige-te à Biblioteca Municipal do teu local de residência, onde poderás requisitar gratuitamente um livro, e/ou descarrega no teu telemóvel uma aplicação gratuita para leitura de livros digitais (ebooks).

3. Pratica atividades que se relacionem com a mente e o corpo, como yoga, meditação, tai-chi e outras similares.

4. Procura ter noites de sono de qualidade, descansando o suficiente.

5. Reforça os laços com as pessoas que te fazem bem.

6. Consulta a Agenda Cultural do teu Município ou dirige-te à Câmara Municipal e/ou à Junta de Freguesia para te informares acerca das atividades culturais que possam estar a ser promovidas na tua área de residência. Assim, para além de alargares o teu ciclo de amigos, estarás a participar em atividades diferentes e divertidas.

7. Não tenhas vergonha de procurar ajuda profissional, por exemplo, apoio psicológico, sempre que sentires necessidade.

Na PAJE podes solicitar acompanhamento psicológico.

Facebook: PlataformadeApoioJovensExacolhidos
Tlm: 913 142 204
Email:geral@paje.pt

Sabias que...

O exercício físico ajuda a produzir e estabilizar os níveis de serotonina e dopamina – neurotransmissores responsáveis pela felicidade e bem-estar?

A prática de meditação e/ou yoga reduz os riscos de insónia, diminui o impacto de pensamentos negativos e contribui para o controlo do stress e da ansiedade?

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."

—Madre Teresa de Calcutá—

Redes de Apoio


Vivemos inseridos numa sociedade e por isso não é possível sobrevivermos sozinhos. Principalmente em fases em que nos sentimos mais tristes, precisamos dos outros. Precisamos de nos fortalecer e criar redes de apoio, pessoas com quem sentimos que podemos contar. O mundo é muito grande. Grande o bastante para encontrarmos nele os nossos pares, pessoas que nos entendem e que nos fortalecem. Existem pessoas que passaram por situações semelhantes, que vivenciaram histórias parecidas com as nossas, ou então que se solidarizam para nos apoiar.

Ao longo da vida vais alargando a tua rede de apoio. No entanto, existem sempre pessoas que agora, neste exato momento, estão disponíveis para te apoiar, orientar ou apenas ouvir, por exemplo, um(a) namorado(a), um(a) vizinho(a), um(a), professor(a), um(a) colega ou um elemento da tua família, da Casa de Acolhimento onde viveste ou da PAJE.

Sugestão de exercício: descobre/identifica quem são essas pessoas mais importantes para ti.

Por exemplo: estás a passar por uma profunda tristeza, mas identificas a educadora X como aquela que sentes que sempre te soube ouvir – recorre a ela!

Outro exemplo: estás com dificuldade em preencher uns documentos, mas identificas a tua vizinha, em quem confias e que sabe como te orientar numa ida à segurança social ou outro serviço formal – pede-lhe ajuda!

Conseguires identificar quem são as pessoas mais importantes para ti, onde estão e no que te podem ajudar, é um exercício que é importante ires fazendo ao longo da tua vida. As relações significativas que se estabelecem com alguém não são estáticas e vão-se alterando/ajustando/acrescentando ao longo do tempo.

"Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se o autor da própria história. "

—Augusto Cury—